1°Ficha do 3°Período (6°ano)
Os Sofistas e a
Relativização da Verdade
Vimos
em aulas passadas que os gregos antigos utilizavam os mitos para poder explicar
os fenômenos naturais, as guerras, o amor, etc. Porém, a partir do momento em
que a filosofia aconteceu, os gregos passaram a explicar as coisas de maneira
racional buscando saber qual era o princípio do mundo, de onde tudo se
originava. Nós, que somos filósofos por natureza, gostamos de saber, de
perguntar coisas, tais como: de onde viemos, para onde vamos? Sabemos que os
primeiros filósofos buscavam explicação na natureza. Porém, com o passar do
tempo, os filósofos passaram a prestar mais atenção nos seres humanos. E por que
passaram a prestar mais atenção? A resposta a essa questão está na questão da
democracia ateniense. Com a democracia, as decisões políticas eram debatidas
pelos cidadãos e por isso, era preciso focar as atenções na inteligência e na
capacidade de argumentar das pessoas. Numa sociedade onde os debates são
importantes, é preciso saber falar bem, na verdade, falar muito bem! Para isso,
haviam professores encarregados de educar os cidadãos para que eles pudessem
aprender a falar bem e defender seu ponto de vista político.
Dessa educação encarregam-se os sofistas.
Os sofistas (literalmente, "sábios") são estrangeiros. Como sabemos,
estrangeiros não tinham direito à participação nas decisões políticas pois,
somente os cidadãos poderiam participar do processo democrático. Os sofistas
não se preocupavam com a verdade e sim, com o discurso. "Basta-lhes que seus
discípulos aprendam a falar não importa o quê, mas bem, de modo convincente e que
os remunerem pelo ensino. Dizia-se até que um aluno, para se considerar apto,
deveria convencer o mestre a não receber o pagamento. Se não conseguisse
convencê-lo a lição fora mal ministrada e não mereceria remuneração. Se o
conseguisse, não haveria por que pagar". (Will Durant)
Na ilustração acima, podemos ver um homem
que dialoga para tentar convencer os demais de suas ideias. O sofista
prepararia os seus alunos para poder debater em praça pública e defender suas
ideias da maneira que melhor convencessem as pessoas.
(ilustração aproximada de como eram tomadas as decisões
políticas na Grécia)
Se formos trazer para a nossa realidade
atual, podemos dizer que o sofista era um indivíduo que ensinaria um candidato
à prefeitura de Olinda a convencer os eleitores com discursos bonitos. Por isso
que outros filósofos posteriores como Sócrates, Platão e Aristóteles não
concordavam com os sofistas, pois, eles se preocupavam mais em ensinar a falar
bonito do que mostrar a verdade. Por exemplo: imaginemos que a sua turma de
6°ano esteja pretendendo ir a uma viagem e o destino desta viagem seja: Disney,
Paris ou Nova York. Vocês devem debater entre si qual seria o melhor lugar para
a sua série viajar. Um sofista iria ensinar a vocês como falar tão bem a ponto
de fazer com que vocês estivessem prontos para debater e discutir argumentando
da maneira mais persuasiva possível, sem se preocupar em ensinar valores do que
é certo e errado, do que é verdadeiro ou falso. Esse papel ficaria por conta
dos cidadãos, que iriam a partir do seu discurso tentar convencer os cidadãos
do que seria o bem e o mal, o certo e errado, o justo ou injusto.
Exercício
1) Porque
é que a preocupação dos filósofos antigos em um certo período da história
modificou-se da natureza para a discussão sobre o homem?
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2) Quem
eram e o que faziam os sofistas?
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3) Porque
é que o sofista não poderia participar diretamente da vida política de Atenas?
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4) O
sofista se preocupava com os valores do que é certo ou errado? Do justo ou do
injusto? Justifique a sua resposta.
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5) Você
consegue perceber que ainda o discurso sofístico ainda existe e com força nos
nossos dias? Onde?
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